O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu projeto educativo.
Os princípios do Escotismo são definidos na sua Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo.
O Escotismo só pode ser praticado no Brasil por pessoas físicas ou jurídicas autorizadas pela UEB, como asseguram o Decreto nº 5.497 de 23 de julho de 1928 e o Decreto-Lei nº 8.828 de 24 de janeiro de 1946.
A UEB, desde sua fundação, é titular do registro internacional junto à Organização Mundial do Movimento Escoteiro (World Organization of the Scout Movement - WOSM), possuindo exclusividade para implementação, coordenação e prática do Escotismo no Brasil.
O Escotismo, como força educativa, se propõe a complementar a formação que cada criança ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de seu credo religioso, e de nenhum modo deve substituir essas instituições.
A UEB presta, à comunidade, serviços gratuitos, permanentes e sem qualquer discriminação.
Posso Participar ?
À princípio qualquer pessoa pode participar do Movimento Escoteiro, independentemente do sexo, raça, religião e faixa etária.
O Movimento Escoteiro é voltado para jovens de 7 a 21 anos, mas maiores de 21 anos poderão atuar nas Unidades Escoteiras como Chefes ou Dirigentes.
Quais as Faixas Etárias dos Participantes do Escotismo ?
As atividades desenvolvidas no Movimento Escoteiro são voltadas à determinadas faixas etárias. Estas faixas etárias são denominadas ramos :
- 7 a 10 anos : Ramo Lobinho - 11 a 14 anos : Ramo Escoteiro - 15 a 17 anos : Ramo Sênior - 18 a 21 anos : Ramo Pioneiro |
|
Em todas os ramos podem participar jovens de ambos os sexos. |
Para alcançar nosso propósito, utilizamos o Método Escoteiro,
que constitui um todo onde se combinam diversos componentes:
O principal elemento do método é o convite pessoal a cada jovem, em um momento determinado de sua progressão, para que formule sua Promessa Escoteira. Por meio deste compromisso, o jovem aceita livremente, diante do seu grupo de companheiros, ser fiel à palavra empenhada e fazer o seu melhor possível para viver de acordo com a Lei.
A Lei escoteira é um instrumento educativo em que estão expressos, de maneira compreensível para as diferentes faixas etárias, os princípios que nos guiam
Este compromisso será um ponto de referência em cuja direção se projetará toda a vida de um jovem.
Como expressão dos princípios sociais do Movimento, o método escoteiro é propício a que os jovens assumam uma atitude solidária, realizem ações concretas de serviço e se integrem progressivamente ao desenvolvimento de suas comunidades. Além de contribuir para resolver um problema ou para aliviar uma dor, o serviço é uma forma de explorar a realidade, de conhecer a si mesmo, de descobrir outras dimensões culturais, de aprender a respeitar aos demais, de experimentar a aceitação e o reconhecimento do meio social, de construir a auto-imagem e de estimular a iniciativa em direção às mudanças e à melhoria da vida em comum.
Outro componente essencial é a educação ativa, em que os jovens aprendem por si mesmos, por meio da observação, do descobrimento, da elaboração, da inovação e da experimentação.
Esta aprendizagem não formal permite viver experiências pessoais que interiorizam e consolidam o conhecimento, as atitudes e as habilidades.Desta maneira, e do ponto de vista cognitivo, se substitui a simples
recepção de informação pela efetiva aquisição de conhecimento; no domínio da afetividade, se substitui a norma imposta pela norma descoberta e a disciplina exterior pela interior; e, no campo motriz, a passividade receptiva do destinatário cede lugar à criatividade efetiva do realizador
Venha Fazer Parte Deste Movimento
Ajudenos A Melhorar o Mundo!!!
Reuniões: Sábado das 14h às 16h